Tédio constate, isolamento, dificuldade de concentração, irritabilidade, tristeza e culpa tem sido a queixa mais comum no meu consultório. Quando o adolescente apresenta esses sinais junto com perda de prazer nas atividades usuais, há indicação de que algo não vai bem e esse jovem precisa de ajuda.
Claro que a adolescência é um período cheio de mudanças, questionamentos, emoções intensas, dificuldades porque o adolescente está passando por desenvolvimento em que o cérebro só termina de se formar em torno dos 24/25 anos de idade.
Transtornos mentais em adolescentes são reais e tem aumentado cada vez mais. Tem gente que ama a ideia de que o adolescente é “aborrecente” porque está passando por mudanças hormonais e que adolescentes são dramáticos.
Cada adolescente passa por essa etapa do seu jeito. O que tem me preocupado é que muitos sinais de depressão tem passado despercebidos pelas famílias por terem uma visão equivocada de que esses sinais ou comportamentos são normais da fase. Porém, esse adolescente pode estar sofrendo com depressão sem que alguém perceba.
A doença é o principal fator de risco para o suicídio, ato que é considerada a segunda causa de morte entre jovens de 15 a 29 anos.
Fique atenta aos sinais! Depressão não é drama e sim uma doença que precisa de atenção e tratamento.
Elizabete Amaral
Psicóloga clínica de Adolescentes, Jovens e Adultos com ênfase em Análise do Comportamento.
Orientação a Pais de Adolescentes
CRP 08/22445