Não confunda tristeza com depressão

Não confunda tristeza com depressão

erder um parente, brigar com um amigo, não ir bem na prova como esperava. Esses são alguns dos motivos que podem deixar qualquer adolescente triste. Sim! É natural que os jovens passem por altos e baixos durante esse período.

Tristeza é um sentimento comum, passageiro a qualquer ser humano. Saiba que ela também é considerada saudável e importante no desenvolvimento dos nossos jovens. Afinal, ela faz parte da vida e nos ajuda elaborar perdas e sofrimento.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Já a depressão é muito mais do que apenas uma tristeza ou mau humor. Vai além de uma tristeza passageira. É um adoecimento, uma tristeza intensa associada a outros sintomas como irritabilidade, apatia, ansiedade, entre outros.

Depressão é um transtorno de saúde mental. Pode afetar a vida de uma pessoa de todas as maneiras. Enquanto a tristeza dura algumas horas ou até dias, a depressão pode durar meses ou anos se não for tratada adequadamente.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Não é uma fraqueza ou falta de ânimo que possa ser superada com força de vontade. Não é drama e nem vitimismo. É necessário tratamento, tanto psicológico, quanto medicamentoso para que o (a) adolescente não sofra consequências mais graves a longo prazo.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Busque por ajuda o mais cedo possível!
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Cuide daquele que você tanto ama! Cultive o afeto, principalmente em momento de vulnerabilidade. O resultado é maravilhoso!

Compartilhe esse post com outras mães para que elas possam aprender a diferenciar tristeza de depressão e buscar ajuda quando necessário!

Elizabete Amaral
Psicóloga clínica de Adolescentes, Jovens e Adultos com ênfase em Análise do Comportamento.
Orientação a Pais de Adolescentes
CRP 08/22445

× Agendar Consulta Particular